Na sessão ordinária de segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza o professor Fanley Bertoti da Cunha, pelo lançamento do livro “Treinar máquinas, formar gente: O desafio do educar na era da Inteligência Artificial”.
A obra foi escrita e produzida em parceria com professores que integram um grupo de pesquisa da USP, e editada pela editora Livraria da Física; foi executada em parceria com as professoras Maria Helena Infante Malachias e Jennifer Caroline.
Os três educadores tiveram a ideia de escrever o livro durante atividades no grupo de pesquisa da USP que participam, enquanto refletiam sobre a educação e as questões relacionadas à tecnologia. Os autores apresentam as suas perspectivas para pensar com o leitor sobre os desafios da formação das novas gerações em tempos de inovações tecnológicas aceleradas.
Os capítulos contemplam questões como: o contexto de surgimento da IA, a formação humana a partir do pensamento de alguns filósofos, os processos de participação democrática e de acesso na sociedade contemporânea orientada pelo ideário tecnocrático, os desafios do cuidado e da educação de crianças na era digital, as possibilidades e os limites da IA na escola e as implicações éticas de seu uso no Ensino Superior.
Fanley Bertoti da Cunha nasceu na cidade de São Paulo em 16 de junho de 1974, filho de Fabiano Tiburcio da Cunha e Zilda Bertoti da Cunha, irmão de Fabian Bertoti da Cunha e Zilaine Bertoti da Cunha. Veio para Paraguaçu Paulista ainda bebê; estudou na E.E. Diva Figueiredo da Silveira - Cene, na E.E. Prof. Maria Ângela Batista Dias, na EMEF Coronel Antônio Nogueira - Grupão e no Colégio Paraguaçu. Formado em Pedagogia e Ciências Biológicas na UNESP/Assis, fez seu mestrado em Genética na UNESP/Botucatu; e doutorado em Ensino de Ciências no Programa Interunidades em ensino de Ciências PIEC/USP. Foi professor da rede municipal de Paraguaçu Paulista, professor da rede estadual e do Colégio Paraguaçu. Também atuou no ensino superior da nossa cidade como professor do curso de Agronomia das faculdades Gammon. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Tupã. Fanley é casado com Cristiane Ferreira Bertoti da Cunha, pai de Ruty, Sarah e Isabel.
“O professor Fanley é merecedor do reconhecimento e da homenagem do nosso Município, através desta Câmara Municipal, pelo lançamento do livro Treinar máquinas, formar gente: O desafio do educar na era da Inteligência Artificial, motivo pelo qual apresentamos esta moção”, disse o autor da homenagem, vereador Daniel.
Leonardo Volcean Assessoria de Imprensa da Câmara www.paraguacupaulista.sp.leg.br