Sobre aos fatos:
Em 10/12, foi registrado pela mãe de Mateus seu desaparecimento. Após uma semana de prolongadas buscas e investigações, com cumprimentos de mandados de busca, análise de câmeras e de monitoramento de celulares, no dia 17 daquele mês foram realizadas buscas na residência do suspeito.
Conduzido até a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), negou envolvimento no desaparecimento da criança, mas apontou o local onde teria se encontrado com o menino pela última vez, sendo uma região de mata próximo ao Tênis Clube. Sem maiores evidências naquele momento, o suspeito foi liberado.
De posse do local apontado pelo suspeito, Policiais foram até o local apontado e, em um córrego a cerca de 100 metros daquele local apontado, foi encontrado o corpo de uma criança sem a cabeça e os membros superiores, vestida apenas uma camiseta, a mesma utilizada por Mateus.
Diante das evidências, foi representado pela autoridade policial pelo mandado de prisão temporário, concedido pelo juízo, e o suspeito foi detido em sua residência, que apresentou diversas versões, negando envolvimento na morte, porém, no dia seguinte a sua prisão, na cadeia de Presidente Venceslau, confessou em uma única versão ter matado Mateus. Não foi comprovado pelo IML que o autor tenha molestado sexualmente Mateus.
Moção nº 172/2025 - Registra voto de congratulações e aplausos à Investigadora de Polícia da DIG, Bruna Raizaro de Freitas, por sua atuação na elucidação do caso de assassinato do pequeno Mateus Bernardo Valim de Oliveira Moção nº 173/2025 - Registra voto de congratulações e aplausos ao Investigador de Polícia da DIG, Valdemir Camilo Lacerda Junior, por sua atuação na elucidação do caso de assassinato do pequeno Mateus Bernardino Valim de Oliveira Moção nº 174/2025 - Registra voto de congratulações e aplausos ao Escrivão de Polícia da DIG, Leomar Cardoso Miyashiro, por sua atuação na elucidação do caso de assassinato do pequeno Mateus Bernardo Valim de Oliveira Moção nº 175/2025 - Registra voto de congratulações e aplausos ao Delegado de Polícia da DIG, Dr. Tiago Bérgamo Martins, por sua atuação na elucidação do caso do assassinato do pequeno Mateus Bernardo Valim de Oliveira
Justa homenagem a equipe da DIG de Assis, que diuturnamente trabalham no combatendo a criminalidade. Parabéns aos homenageados!